Inovação em ativo fixo

Inventário do Ativo Fixo

A elaboração de um inventário, tanto para atender normas auditoriais, como governamentais e fiscais, é um processo que deve ser efetuado sem a paralisação dos processos da empresa.

As atividades de varredura do ativo imobilizado, a partir das novas diretrizes internacionais, passam muito longe de poderem ser consideradas tarefas meramente operacionais, uma vez que esses processos embasam o ciclo inteiro das atribuições neste novo arcabouço conceitual que passou a fazer parte desta área de negócios.

Todo conjunto de processos que envolvem a gestão do patrimônio inicia necessariamente pelo mapeamento dos itens do ativo fixo, com absoluta integridade na coleta de informações sobre os atributos pertinentes de cada item localizado.

A conformidade desta coleta determina o sucesso do resultado final obtido pelo encadeamento de todos os demais processos.

O simples empenho dos profissionais encarregados dessa tarefa não representa, por si só, o sucesso desse empreendimento. É necessária a adoção de uma metodologia que determine a certificação dos dados obtidos. Por isso, a I4S adotou uma metodologia que certifica tanto a criação quanto os constantes ajustes dessas bases de dados, via dois pilares de sustentação: Conformidade e Transparência.

O atendimento dos padrões FASB, em total conformidade com o comitê de Pronunciamentos Contábeis, são características devidamente contempladas. E nesta fase dos processos é que se inicia a formação das Unidades Geradoras de Caixa, quesito primordial para os Testes de Imparidade.

Centro de serviços Compartilhados - Gestão do Ativo Imobilizado

Comprometimento & Flexibilidade

Comprometimento: Estudar profundamente a necessidade e não medir esforços para encontrar a melhor solução e compartilhá-la.

Flexibilidade: Propor solução que se adapta aos processos do negócio do cliente, e não o contrário.

Solução Total de Continuidade para as operações que envolvem O negócio do Ativo Imobilizado

Principal componente da Central de Serviços I4S, cabe a esta divisão o desafio de prover nossos clientes de uma Solução Total de Continuidade para as operações que envolvem o negócio Ativo Imobilizado.

O conceito de Solução Total de Continuidade envolve todo o espectro de estudos, controles e atendimento à legislação e orientações internacionais. Inicia-se bem antes da existência dos ativos imobilizados, quando ainda em sua formação durante os Projetos de Investimento, com o respectivo controle das verbas do projeto, passando pelos processos de Capitalização, Avaliações acompanhamento de todo o seu ciclo de vida.

Com metodologias adequadas a essa finalidade e intensa utilização das nossas ferramentas de TI, e respeitando as necessidades de interfaces de cada cliente com seus respectivos aplicativos - softwares contábeis-fiscais ou ERP's - esses processos sustentam-se nos pilares da Comformidade e Transparência.

Gestão de Bens à Distância e de Alta Dispersão

Nosso processo de administração a distância possui como premissas os seguintes quesitos:

Atores/Papéis:

  • AGENTE DE ENTREGA: Colaborador responsável pelo processo de entrega e administração dos bens enviados;
  • AGENTE PORTADOR: Responsável pela posse e guarda dos bens;
  • ADMINISTRADOR: Visualiza todos os projetos de entrega e devolução

Funcionalidades Básicas:

  • Leitura do código de identificação na entrega e recebimento de bens;
  • Confirmação de recebimento de ativos;
  • Lista de ativos em posse;
  • Termos de responsabilidade customizáveis;
  • Arquivos e fotos em anexo;
  • Comentários e ocorrências sobre os bens;

Tecnologia:

  • Serviço online e em tempo real;
  • Ambiente Cloud System
  • Não requer instalação local;
  • Protocolo de segurança confiável;
  • Acessado de qualquer lugar com dispositivo móvel.

Engenharia de Avaliações - Projeto de Convergência

Foi-se a época do "custo como base de valor" para os ativos imobilizados;   vivemos os tempos do "valor recuperável".

Este novo paradigma - o Valor Recuperável - insere-se no contexto da convergência para as normas internacionais dos procedimentos contábeis aplicados no Brasil.

A convergência, como um todo, veio a exigir dos profissionais novas formas de ação e de compreensão dos processos empresariais, a demandar inovações nos processos de comunicação e interação entre as estruturas organizacionais e as principais lideranças das organizações.

E no caso do Valor Recuperável, o que representa?

O valor recuperável de um ativo depende primariamente do prazo esperado de sua utilização econômica, combinado à sua capacidade nominal de produção. No dia-a-dia dos negócios, a consecução dos objetivos projetados é influenciada por uma série de variáveis, tais como: novos planos de investimento e de substituição de ativos; lançamentos de novas tecnologias promotoras de obsolescência acelerada de ativos; mudança no perfil da concorrência; melhoria em métodos de produção; lançamento de novos produtos, etc.

As possíveis alterações no valor recuperável dos ativos devem ser contabilmente refletidas, o chamado impairment, com vistas à melhoria da qualidade e da transparência da informação, para atender a todos os usuários das informações contábeis, tais como: acionistas, clientes, fornecedores, instituições financeiras, etc.   E nem sempre aquelas mudanças são de conhecimento comum no ambiente empresarial.

Neste cenário, a I4S, no perfeito entendimento dessas questões, e utilizando-se da parceria de um grupo dos melhores intérpretes dessa nova linguagem, oferece, na condição de mais nobre colaboração, o Projeto de Convergência ao novo paradigma internacional, com vistas a responder as seguintes questões:

Com quais clarezas de interesses e em quais formatos esses novos conceitos devem ser internamente trabalhados e comunicados?

Os processos atuais de controle possuem a capilaridade necessária para a prospecção dos dados comunicados nessa nova linguagem?

No novo formato de comunicação e interpretação, nossos Indicadores Chave de Desempenho continuam certificados?

Nossos modelos atuais de pensamento permitem-nos o exercício de subjetivismo responsável para certificar os dados a serem comunicados?

Nosso  Projeto de Convergência propõe respostas para essas e muitas outras questões.